segunda-feira, 23 de maio de 2016

Contato improvisação

Uma dança onde escutar, sentir e respeitar o outro e a si mesmo é essencial. 


Já ouviu falar em contato improvisação? Não? Nesse post contarei a você o que é, onde surgiu e o que tem a ver com o teatro.

Semana passada participei de uma oficina teatral onde o corpo era o foco principal. Por isso, a professora resolveu aplicar um tema não tão conhecido que é o contato improvisação.

"Contato improvisação é um diálogo corporal de duas ou mais pessoas por meio do vocabulário sensorial composto de toque, peso e pressão. É a aceitação do outro e de si na construção de uma dança única no presente. Inclui a integração da energia (KI), buscando um nível elevado de percepção da mente.

Os movimentos que surgem da técnica lidam com a inércia, o momento, o desequilíbrio e o inesperado, podendo ir de um alto nível aeróbico à uma quietude física.

Os princípios que guiam as aulas são a consciência corporal, expressão livre do movimento, técnicas de relaxamento, fluxo de energia e os princípios da física (peso, gravidade, condução, queda, rolamento, força centrífuga, etc.).

A técnica nasceu nos EUA, no início da década de 70, com Steve Paxton, e é associada ao movimento de contracultura por ser uma dança igualitária e democrática.
Atualmente é praticada no mundo inteiro.

É uma excelente técnica de consciência corporal, sem barreiras físicas e culturais"tirei essa perfeita explicação de um site especialista no assunto (http://contatoimprovisacao.wix.com/cibr).

Por fim, o contato improvisação é uma forma pura de entrar em contato com o outro. Onde você deve se entregar totalmente ao momento de corpo e alma e escutar e sentir o outro.

Mas Luiza, o que isso tem a ver com o teatro? Isso é essencial no teatro. Sentir o momento, escutar e respeitar os limites do outro em cena, entre várias outras coisas, como a imaginação e as histórias que podem ser feitas através dos movimentos improvisados. 

Abaixo segue um vídeo mostrando o contato improvisação:


Se quiser saber mais sobre o contato improvisação, separei alguns textos que podem te auxiliar:






Nenhum comentário:

Postar um comentário


Contato: luiza.ribeiro.leme@gmail.com | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©